domingo, 12 de abril de 2009

Benefícios da soja

Poderosa soja

Rica em vitaminas, proteínas e minenrais, ela é um prato cheio para a saúde, contribuindo para o melhor funcionamento do intestino, no combate ao colesterol, entre outros benefícios. Conheça meais sobre a soja e adote-a em seu cardápio.

Um alimento milenar está roubando a cena no reino dos hambúrgueres e das batatas fritas: os americanos se renderam à soja. Não só vegetarianos, naturalistas e afins ou apreciadores das culinárias chinesa e japonesa, que a utilizam em larga escala há 5 mil anos. Seus admiradores crescem na população em geral.


As vendas do leite de soja, segundo o respeitado The Wall Street Journal, cresceram nos EUA 38% no intervalo de um ano. E, além dos derivados tradicionais, como o leite e o queijo (tofu), já existem, naquele país, hambúrguer, margarina e até mesmo sorvete de soja.

Tudo indica que não se trata apenas de mais um modismo. Estudos publicados em periódicos científicos de renome têm mostrado que a soja é um aliado da saúde, principalmente para a mulher. O reconhecimento oficial veio na década passada com a descoberta de compostos químicos similares ao hormônio feminino estrógeno: as isoflavonas. Graças a elas, o grão foi incluído no rol dos alimentos funcionais, aqueles que além de nutrientes oferecem substâncias capazes de prevenir doenças, informa um dos especialistas brasileiros no assunto, o professor titular de Cirurgia Álvaro Carvalho Morais, da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES.


Boa de mesa
A presença de grande parte dos nutrientes necessários a uma dieta equilibrada - carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, minerais e vitaminas - fazem dessa leguminosa um alimento quase completo. Quase por ser deficiente em algumas vitaminas (A e D) e minerais (sódio), embora forneça doses generosas de vitaminas do complexo B, ferro, cobre, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco e cálcio (sobretudo no tofu).


Boa para o intestino
As fibras da soja estimulam seu funcionamento, além de auxiliar no controle do colesterol e na redução dos níveis de glicose no sangue dos diabéticos.


Boa para o coração
As gorduras predominantes no grão são as poliinsaturadas e as monossaturadas, as melhores para evitar distúrbios cardíacos. Suas proteínas também são um aliado do coração. "Elas abaixam o mau colesterol (LDL) e os triglicérides e promovem um discreto aumento nas taxas do bom colesterol (HDL)", informa o cardiologista e nutrólogo Carlos Daniel Magnoni, responsável pelo Serviço de Terapia Nutricional do Hospital do Coração, em São Paulo. Em 1999, o órgão americano encarregado de controlar alimentos e remédios, o FDA, divulgou um documento reconhecendo que o consumo diário de 25 g de proteína da soja contribui para a prevenção da doença coronariana.


Boa proteína
"A soja é o único vegetal que contém uma proteína completa com qualidade equivalente à considerada padrão-ouro, a albumina do ovo", escreveu o dr. Álvaro Morais num artigo publicado na Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Proteína completa é a que fornece os nove aminoácidos essenciais à saúde, que não são produzidos no organismo e têm que ser supridos pela alimentação. Nisso, a leguminosa não deve nada à carne, ao leite e ao ovo.



Informações tiradas daqui, leia mais: http://nova.abril.com.br/edicoes/30/fechado/beleza_saude/conteudo_92035.shtml?pagina1

Um comentário:

  1. Eu tento, mas ainda não consigo comer soja rss
    vou tentar!


    beijos

    Feliz Páscoa"

    ResponderExcluir

Oi gente, fico super feliz sempre em ler os comentários de vocês. Isto me motiva muito. Então toda vez que você vier por aqui não esqueça de deixar uma palavrinha para mim. Beijos