terça-feira, 2 de junho de 2009

Dicas para sua Reeducação Alimentar

Este é um dos arquivos que a personal me mandou.

Mudança de hábitoComo qualquer hábito de vida, a reeducação alimentar requer disciplina e persistência, mas, como qualquer hábito, depois que os mesmos são adquiridos, mudá-los é muito difícil. A reeducação alimentar pode levar anos, pois precisa ser feita da forma mais natural possível e a alimentação não deve ser um fator de discussão à mesa e estresse


DICAS DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
1. Ingira muita água, no mínimo 2 litros por dia, isso ajudará na hidratação corporal.
2. Evite bebidas alcoólicas, pois são calóricas e não fornecem nutrientes ao organismo.
3. Faça suas refeições com tranqüilidade, mastigue bem os alimentos, isso facilita a digestão.
4. Evite longos períodos sem se alimentar. Aumente o número de refeições por dia, ou seja, faça de 5 a 6 refeições diária. E, não substitua o almoço ou jantar por lanches rápidos.
5. Prefira arroz, pães e cereais integrais a refinados, por terem maior quantidade de fibras proporcionando maior saciedade.
6. Consuma carnes magras, frango e peixe sem peles.
7. Evite alimentos ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal. Além disso, mantenha distância de petiscos e aperitivos calóricos (os famosos “tira-gostos”, como o amendoim, salgadinhos industrializados, condimentados e batatas fritas). Uma opção é substituí-los por legumes temperados e cortados (como pepinos, etc.) ou queijo branco temperado com azeite e orégano.
8. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Incremente com ingredientes como peito de peru, cubos de frango ou peixe, quinoa, gergelim, semente de linhaça dourada entre outros. Isto deixará sua refeição mais completa e nutritiva.
9. O ideal é consumir uma refeição bem colorida para garantir vitaminas e minerais.
10. Controle o uso do sal, evitando assim a hipertensão.
11. Temperos (alho, orégano, cebola) podem ser utilizados à vontade, ajudam a melhorar o sabor dos alimentos.
12. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.
13. Evite frituras, porém se não conseguir coma 1 vez a cada 7.
14. Inicie suas refeições pelas saladas, pois possuem fibras, auxiliam na digestão.
15. Sucos, vitaminas e saladas de frutas devem ser ingeridos logo após o preparo, evitando assim a perda das vitaminas.
16. Alimentos como feijão, ovos, carnes e espinafre são ricos em ferro, seu consumo se faz necessário, pois ajudam a evitar a anemia.
17. Não vá ao supermercado com fome, isso facilita a compra de alimentos calóricos e guloseimas.
18. Para que o resultado esperado seja duradouro e seu corpo se adapte a nova condição, o aumento de peso deve ser lento e progressivo.




IMPORTANTE:
· Atividade física é fundamental
· Realize sempre atividade física, melhorando sua saúde em geral.

Um comentário:

  1. Oieee. Iniciei um blog, também! Meu nome é Lu, vulgo Cissa (http://cissadiet@blogspot.com). Tenho 37 anos e gostaria de chegar aos 40 em forma. Aparece lá. Ajuda mútua sempre é bem-vinda. Boa Sorte para nós! Mulheres superpoderosas. Bjsssss

    ResponderExcluir

Oi gente, fico super feliz sempre em ler os comentários de vocês. Isto me motiva muito. Então toda vez que você vier por aqui não esqueça de deixar uma palavrinha para mim. Beijos